Recheio
Coloque tudo isso na panela de pressão. Adicione água até cobrir o frango e leve para cozinhar. Após pegar pressão, deixe 20 minutos. Desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente.
Coe a água e reserve (usaremos na massa da coxinha).
Desfie o frango. Essa quantidade dá para umas 200 coxinhas hahahaha…. Use o necessário, o restante você utiliza para outros pratos ou congela por até 3 meses.
Para não desperdiçar, eu peguei apenas 1 xícara do frango desfiado, misturei com 2 colheres (sopa) generosas de catupiry (o de verdade tá?) e 1 colher (sopa) de salsinha picada. Acertei o sal e polvilhei pimenta. Essa quantidade deu para rechear 15 coxinhas. Você pode preparar mais recheio conforme sua necessidade.
Massa
Leve ao fogo o caldo do cozimento do frango (esse é o segredo), a manteiga e o sal. Quando ferver e a manteiga derreter completamente, abaixe o fogo e adicione a farinha de trigo. Com uma colher grande vá mexendo até desgrudar do fundo.
* Vai engrossar na hora. Ficará meio empelotada, mas à medida em que você for mexendo vai ficando bem lisinha. O segredo é ir mexendo a massa em fogo bem baixo por bastante tempo, para ela cozinhar bem e não ficar com gosto de farinha crua. Quando você conseguir retirar um pedacinho dessa massa e fazer uma bolinha sem grudar nas mãos, está no ponto.
Vire a massa sobre uma superfície lisa, deixe esfriar. Não deixe a massa no mesmo lugar por muito tempo porque vai formar vapor embaixo dela e isso deixa a massa mole. Vá trocando de lugar. Quando estiver morna e der para manusear, sove por alguns minutos. Apenas misture a massa com as mãos para ela ficar bem lisinha. Faça bolinhas porque ajuda a padronizar, as coxinhas ficam do mesmo tamanho depois.
Abra a bolinha achatando-a na palma da mão, coloque uma bolinha de recheio no centro e vá dobrando a beirada da massa sobre ele para dar o formato.