1 colher (sopa) de fermento biológico seco (cerca de 10 g)
2 colheres (chá) de sal
farinha de trigo para polvilhar a bancada
azeite para untar a tigela
água para borrifar os pães
Modo de preparo
Numa tigela grande, misture a farinha com o sal e o fermento. Acrescente a água aos poucos, misturando com uma espátula para incorporar. Deixe repousar em temperatura ambiente por 10 minutos – assim a farinha absorve melhor a água.
Após os 10 minutos de repouso, com a espátula, revire e dobre a massa sobre ela mesma, até que esteja numa consistência mais fácil para manusear. Transfira a massa para a bancada e sove por cerca de 15 minutos – dobre, amasse, estique e amasse novamente até ficar bem lisa, macia e úmida. Se preferir, você pode sovar a massa na batedeira com o gancho em velocidade baixa.
Unte uma tigela grande com azeite. Modele a massa de pão numa bola e transfira para a tigela untada. Cubra com um pano de prato (ou filme) e deixe em temperatura ambiente para crescer por cerca de 1 hora ou até dobrar de volume.
Assim que a massa tiver crescido, polvilhe um pouco de farinha de trigo sobre a bancada e sove novamente a massa por mais 5 minutos. Modele novamente uma bola, cubra com o pano de prato e deixe a massa descansar por mais 10 minutos. Enquanto isso, separe uma assadeira grande e polvilhe com farinha de trigo.
Sobre a bancada, corte a massa ao meio com uma espátula (ou faca) e modele dois pães redondos. Transfira os pães para a assadeira com a emenda da massa para baixo, cubra com o pano de prato e deixe descansar por mais 30 minutos.
Enquanto isso, preaqueça o forno a 220 °C (temperatura alta) – assim o forno vai atingir a temperatura certa no momento em que o pão estiver crescido.
Após os 30 minutos, com a ponta de uma faca afiada (ou estilete), faça 3 cortes paralelos na superfície de cada pão. Borrife com água e leve ao forno. Deixe assar por cerca de 30 minutos até ficarem com a casca bem dourada.
Assim que estiverem assados, retire a assadeira do forno e, com cuidado, transfira os pães para uma grelha. Deixe esfriar antes de cortar.
OBS: você pode armazenar o pão por até 1 semana num saco plástico bem fechado ou num porta-pão de pano. Se preferir, congele o pão já fatiado e mantenha no congelador por até 1 mês.
Assado na panela
Para ter um resultado ainda melhor, você pode assar o pão na panela. Nesse caso, prefira preparar 1 pão grande com toda a massa (também dá para assar os dois pães separados, um de cada vez). Ao preaquecer o forno, coloque uma panela com tampa dentro – ela deve ser toda de inox, ferro, cerâmica, ou pedra. Na hora de assar, retire a panela do forno com cuidado e unte o fundo com óleo antes de colocar o pão. Asse o pão tampado para crescer bem com a própria umidade da massa e na metade do tempo retire a tampa para dourar.
No Receitas Nota 10 você enriquece o seu cardápio. Muitas receitas elaboradas e desenvolvidas afim de facilitar suas buscas. Lembrando que a receita é o segredo do seu sucesso. Inspire-se abuse da dedicação, toque e amor. Combine bem suas receitas elas podem ser a chave do seu negócio!