Preparação:
Massa tenra:
Peneire a farinha para uma tigela e junte a gordura derretida, o azeite, o ovo e a água morna, onde dissolveu o sal.
Misture os ingredientes rapidamente e bata a massa muito bem.
Coloque-se sobre um prato polvilhado com farinha e cubra a massa com uma tigela aquecida (passe a tigela por água a ferver, enxugue-a rapidamente e coloque-a sem demora).
Deixe a massa descansar durante 1 hora.
Recheio: deite num tachinho a margarina e o óleo. Acrescente depois o alho e a cebola e leve ao lume. Logo que comecem a ficar alouradas, junte a carne e mexa bem. De seguida, espalhe a farinha e o pó de caril sobre a carne e, com a colher de pau, volte a mexer muito bem. Vá mexendo sempre, sobre o lume, para não pegar e, depois de tudo bem misturado, adicione o leite. Continue a mexer e, logo que comece a borbulhar, tire do lume, junte-lhe a salsa picada e as folhas de hortelã também bem picadinhas. Tempere a seu gosto com os condimentos recomendados – a carne deve ficar picante – e deixe arrefecer o recheio.
Estenda porções de massa com ajuda de um rolo e um pouco de farinha, deixando-as muito finas e em tiras compridas, com a largura aproximada de 12 cm. Apare dos lados para a massa ficar direitinha e corte-a em triângulos, dando-lhe a forma das chamuças. Aproveite as aparas para estender novamente.
No centro de cada triângulo, coloque uma porçãozinha de recheio. De seguida, dobre as pontas da massa umas sobre as outras até formar uma espécie de almofadinha triangular.
Para fechar melhor, antes de dobrar a última parte, pinte-as mesmo com água. Frite em óleo quente e, depois de fritas, deixe escorrer.