Comece pela calda:
Em uma tigela pequena, junte o açúcar e ½ xícara (chá) de água (100 ml).
Misture bem, despeje em uma panela pequena e leve ao fogo médio até que se forme um caramelo dourado claro.
Separe 12 forminhas para pudim de 5 cm de altura por 7 cm de diâmetro e, quando o caramelo estiver pronto, despeje 2 colheres (sopa) em cada uma.
Com uma luva térmica ou um pano de prato dobrado, tomando cuidado para não se queimar, vá virando as forminhas para que o caramelo envolva também as laterais.
Prepare o recheio:
Com o caramelo que sobrar na panela, adicione a manteiga, espere derreter e junte as bananas picadas, mexendo delicadamente para envolvê-las ao caramelo.
Faça o pudim:
Ligue o forno a 180 ºC. Cubra com água 1/3 do volume de uma assadeira grande, de 30 cm x 25 cm e leve a assadeira ao forno para que a água aqueça.
Enquanto isso, em um liquidificador, junte a mistura para pudim, o leite gelado e o creme de leite e bata em velocidade baixa por 2 minutos ou até obter uma mistura homogênea.
Disponha essa mistura nas forminhas caramelizadas, preenchendo 2/3 de seu volume. Acrescente uma colherada do doce de banana nas forminhas e leve-as ao forno, colocando-as dentro da forma com a água aquecida.
Asse por cerca de 40 minutos ou até que, quando espetado um palito na massa do pudim, este saia limpo.
Retire do forno, espere amornar e desenforme. Em seguida, leve à geladeira para esfriarem.
Minutos antes de servir o pudim, prepare o creme de canela:
Leve ao fogo baixo todos os ingredientes e, sem deixar que levante fervura, cozinhe por 5 minutos ou até que esteja ligeiramente cremoso.
Sirva os pudins gelados com o creme de canela ainda quente.