3 litros de leite fresco ou pasteurizado (em temperatura ambiente)
1 balde de plástico capacidade para 4,5 litros
3 ml de coagulante líquido Ha-La
½ copo (americano) de água filtrada
1 colher (sopa) bem cheia de sal
forma para queijo minas com capacidade de 1 kg
Obs.: A medida correta, é 1 ml para cada litro de leite. Nessa receita, utilize a tampinha do coagulante, que tem capacidade 5 ml, portanto coloque ¾ da tampinha para 3 ml.
Como Fazer Queijo minas caseiro:
Coloque no balde plástico, o leite, e o coagulante diluído na água, misture bem com uma colher, cubra o balde e deixe agir por cerca de 25-40 minutos.
O tempo de coagulação vai depender do clima da sua região. Fique de olho, quando coagular, a mistura irá se separar em massa e soro.
Com uma faca faça cortes em toda essa massa que se formou. Em seguida coloque um copo de água “morna” para que o soro se separe mais rápido da massa.
Deixe essa mistura descansar por 20 minutos aproximadamente para que o soro se separe totalmente.
Após esse tempo vai ser visível a separação do soro com a massa. Passe essa mistura aos poucos, por uma peneira para coar quase todo o soro.
Faça o possível para despejar apenas o liquido na peneira e não a massa toda, e deixar um pouco do líquido também.
Misture tudo muito bem com a colher para incorporar todo o sal à massa.
Disponha a forma para queijo dentro de uma travessa grande, e despeje toda a massa com um pouco de soro.
Utilizando uma colher ou um espremedor de bata vá apertando a massa de queijo para que todo o soro seja eliminado pelos furinhos da forma.
A medida que for saindo o soro, vá esvaziando a travessa, e faça isso até eliminar totalmente o soro e a massa ficar bem sequinha.
Mantenha a forma na travessa descansando, de um dia para o outro, quando completar 7 horas vire o queijo na forma, para que mais soro seja eliminado.
Depois de 12 horas, vire o queijo novamente para terminar de eliminar o soro.
Após 24 horas, retire o queijo da forma, e você vai se surpreender com o resultado.
Um espetáculo de queijo minas caseiro ficou pronto, bora saborear gente!
Dicas: Todos os materiais a serem utilizados nessa receita, como balde, colher, copo, forma para o queijo, deverão ser previamente esterilizados.
Portanto jogue água fervente em todos os utensílios que for utilizar, para evitar que proliferem bactérias na preparação do queijo.
Utilize leite fresco ou leite pasteurizado integral (aquele de saquinho). Jamais utilize leite em caixinha. Não vai dar certo a receita porque tem baixo teor de gordura.
É fundamental utilizar “coagulante líquido” para que o resultado final seja um sucesso. Não utilize vinagre ou limão.
No Receitas Nota 10 você enriquece o seu cardápio. Muitas receitas elaboradas e desenvolvidas afim de facilitar suas buscas. Lembrando que a receita é o segredo do seu sucesso. Inspire-se abuse da dedicação, toque e amor. Combine bem suas receitas elas podem ser a chave do seu negócio!