Primeiramente, numa tábua, dê uma limpada na carne, retirando o excesso de gordura, mas não a descarte. Leve-a ao fogo numa panela de pressão com um pouco de óleo, para fritar e desprender sabor.
Em seguida, corte a carne em cubos médios, procurando deixar todos pedaços com o mesmo tamanho.
Estando fritinhos, retire os pedacinhos de carne com gordura da panela e também um pouco da gordura que se desprendeu, para não ficar em excesso.
Acrescente a carne em cubos e deixe selar bem, de todos os lados, sem pressa, mexendo por vezes, até secar a água e a carne ficar bem fritinha.
Enquanto isso, pique o alho, a cebola e triture a cenoura.
A carne estando dourada, junte o alho, a pimenta-do-reino, sal, a cenoura triturada, a cebola e mexa.
Na sequência, agregue o alho-poró, a páprica, o tempero baiano, o tomate, mexendo e deixando o tomate murchar um pouco.
Depois, agregue as folhas de louro, o molho shoyu e 2 xícaras (chá) de água. Prove e acerte o sal, se necessário.
Tampe a panela de pressão, leve ao fogo alto e, assim que pegar pressão, abaixe o fogo e cozinhe por 25 minutos.
Decorrido esse tempo, desligue o fogo, retire a pressão cuidadosamente, abra a panela e verifique como está, se tiver pouca água, acrescente mais uma meia xícara, mexa, torne a tampar a panela e volte ao fogo alto, mais uma vez abaixando ao pegar pressão e cozinhando por mais 25 minutos.
Passado esse tempo, apague o fogo, tire a pressão com cuidado e observe como está a carne. Provavelmente será necessário colocar mais água, então faça isso e volte ao fogo com a panela tampada, mais uma vez em fogo alto até pegar pressão, abaixando o fogo após começar a chiar, cozinhando por mais 15-20 minutos.
Atenção: o lagarto é uma carne mais dura, por esta razão, seu cozimento é mais demorado, podendo chegar a 1 hora e 10 minutos. Se desejar, você poderá utilizar uma carne com um cozimento mais rápido, como: patinho, alcatra ou coxão mole.
A carne estando bem cozida, apague o fogo, tire a pressão e passe-a para uma vasilha.
Vá desfiando a carne ainda quente com o auxílio de dois garfos.
Volte a carne agora desfiada para a panela, para ficar com um molhinho, junte mais 1 xícara (chá) de água e acrescente os pimentões verde, vermelho e amarelo.
Deixe cozinhar por 5 minutos com a panela destampada.
Após esse tempo, inclua o cheiro-verde picado, mexa e desligue o fogo.
Para servir essa maravilha de carne no pão, uma sugestão é cortar os pães franceses ao meio, sem desemendar, regar com azeite, acrescentar a carne louca, juntar 2 fatias de queijo prato por cima da carne em cada pão e levar ao forno pré-aquecido a 250°C para derreter o queijo.
Outra sugestão, é cortar os pães franceses ao meio, sem desemendar, acrescentar carne louca, e por cima dela, adicionar uma misturinha de: cebola roxa e pimentões verde, vermelho e amarelo picadinhos. Essa misturinha você pode também adicionar por cima do queijo derretido, quando tirar a outra opção do fogo, regando com um pouco de azeite.
Escolha como deseja servir e delicie-se com sua apetitosa carne louca! Bom apetite!
No Receitas Nota 10 você enriquece o seu cardápio. Muitas receitas elaboradas e desenvolvidas afim de facilitar suas buscas. Lembrando que a receita é o segredo do seu sucesso. Inspire-se abuse da dedicação, toque e amor. Combine bem suas receitas elas podem ser a chave do seu negócio!